quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DE PERSEGUIDOR PASSA A SER PERSEGUIDO

UM ENCONTRO MARAVILHOSO
TEXTO: ATOS.9.131

INTRODUÇÃO

As experiências de Saulo e do estadista etíope se contrastam. Ambos fizeram uma viagem. Um era gentio, o outro era Judeu. O gentio vinha de Jerusalém, onde foi buscar bênçãos espirituais. Saulo ia de Jerusalém a Damasco em viagem de perseguição aos irmãos. O primeiro caso é exemplo do texto: "Buscai, e achareis". O outro, do texto: Fui achado daqueles que me não buscavam". O Senhor gracioso e ambos os viajantes. Um recebeu a bênção que procurava; o outro, a que não buscava. Ambos foram abençoados e continuavam a viver para Deus.

l - A CAMPANHA ANTI CRISTÃ DE SAULO (AT.9.1-2)

A igreja Judaica havia sido estabalecida. O Evangelho já tinha alcançado Samaria. Logo Pedro abriria a porta da igreja aos gentios. Alguém tinha, então, de levar o Evangelho "até aos confins da terra". Eis o homem certo: Saulo de Tarso. Não acompanhou Cristo na terra. Contudo, não era inferior aos primeiros discípulos quando ao zelo, conhecimento, poder e trabalho. A vida e ministério de Paulo mostram que o Senhor escolheu o tipo de homem que a situação exigia. Segundo a orientação de Deus, ele faria a religião de Jesus ser uma religião para todos os homens.
'
O QUE SAULO ERA ANTES DO ENCONTRO COM JESUS

a) Um lide religioso. Saulo, provavelmente com trinta anos, era membro do Sinédrio, o concilio religioso judeu. O mesmo que condenou Jesus à morte. Isto é dado a entender pela posição que ocupava entre os judeus daquela época (GL. 1.14), e também pelo papel que desempenhava no processo de Estêvão (AT.7.58), inclusive seu voto lançado (AT.22.20).

b) Um defensor zeloso. Com energia característica, Saulo se dedicava à desarraiga o Cristanismo. Para ele, um movimento perigosíssimo. Provalvemente imaginasse ser "do diabo". Dizer que Jesus, crucificado após a condenação do sinédrio como blasfemador, era o Merssias e filho de Deus seria o cúmulo da blasfêmia. E, quando Estêvão falou na anulação da Antiga Aliança e na dstruição do templo, Saulo concluiu que tais ensinos ameaçavam a verdadeira religião. Como se os crentes fossem subversivos a anarquistas! Resolveu, então, salva o judaísmo mediante a destruição do cristanismo. Após o apedrejamento de Estêvão, começou sua tarefa em Jerusalém (AT.8.1-3). Viu o movimento se espalhar para outras cidades. Então, pediu autorização afim de prender os crentes em Damasco e levá-los para serem processados em Jerusalém.

c) Um cruel perseguidor. Saulo era normalmente bondoso e gentil. Quando, porém, entrou nele o espírito da perseguição, ficou enfurecido contra a igreja. Como um animal selvagem, prendia homens e mulheres, laçando-os em cárceres, condenando-os a serem açoitados e até mortos. Até procurava forçá-los a blasfemar contra o nome de Cristo (At.22.4; 26.10,11; 1Co.15.9; Fr.3.6;). Qual a explicação para tanta crueldade por parte de um homem devoto e piedoso? Primeiro, agiu "ignorantemente, na incredulidade" (1 Tm.1.13; cf Lc.23.24;). Em segundo lugar, seu zelo era mal orientado. Pensava que, com isso, tributacva culto a Deus (Jo.16.2,3). O zelo religioso desprovido do amos de Deus sempre tem sido uma desgraça neste mundo (ver 1 co.13)

ll - A LUZ CELESTIAL (AT.9.3)

a) Iniciada a viagem. Levando na bagagem cartas oficiais do Sinédrio, e acompanhada por um grupo de policias do templo, Saulo iniciou sua viagem. Ia a Damasco para uma campanha anti cristã por toda a cidade. Confiava que seria bem sucedido pelas autoridades. Afinal, o governador da cidade era amigo do Sumo Sacerdote (2 co.11.32).

b) A viagem interrompia. Por volta do meio-dia (At.22.6), Saulo e o grupo chegavam perto de Damasco. O fato de viajarem na parte mais quente do dia, quando normalmente todos descansavam, demonstra sua impaciência e presa. Desejava começar a obra de perseguir os crentes. Será que dúvidas profundas, frutos da meditação, o incomodavam tanto que buscava abafá-las iniciando logo sua obra? Ao aproximar-se de Damasco, "subitamente", brilhou uma luz do Céu ao seu redor. Brilhava mais do que o próprio sol escaldante da Síria em pleno meio-dia.

lll - A VOZ CELESTIAL
a)"Saulo, Saulo, por que me persegues?" O que estas palavras significavam para Saulo? Recebia uma mensagem pessoal do Céu. No AT, como no NT, quando Deus chamava alguém pelo nome, era sinal de que tinha um cuidado especial por aquela pessoa. E que a chamava para um serviço especial (ver Gn.22.1; 46.2; Êx.3.4; 1 Sm.3.4; etc), Sabia que eram pronúciadas por um ser celestial. Portanto, estava sendo acusado de lutar contra Deus. As palavras continham um desafio à sua retidão de conduta e crença. "Por que?" Como Saulo, zeloso pela lei por Deus, iluminado pelas palavras de Moisés e dos profetas, chegou ao ponto de lutar contra Deus, pensando que servia a ele.

b)" Quem és, Senhor?" Saulo tinha consciência de que algum ser celestial lhe aparecera. Ele bem conhecia narrativas de acontecimentos semelhantes no Antigo Testamento (Is.6.1-3; Ez.1.27,28; Dn.10.5-8;). Não sabia, no entando, a identidade do visitante. Era um dos anjos do Senhor ou o Senhor Deus em pessoa? Esta era a razão da sua pergunta.

c) "Eu sou Jesus, a quem tu persegues". Que susto enorme para Saulo! O ser celestial era o próprio Jesus, considerado por ele um impostor crucificado. Estêvão tinha razão! O crucificado era verdadeiramente o Messias, glorificado e profetizado. Notemos que Cristo se revelou com o nome humano, tão odiado por Saulo. Não disse:" Sou o filho de Deus", nem:"Sou o Messias". O próprio Jesus de Nazaré foi glorificado.

lV - A Advertência Celestial (At. 9.5)
Duro e para te recalcitrar contra os arguilhoes (At.95)

a) A ilustração. Nos dias de Paulo, empregavam-se os bois para arar. Por meio de pontas metálicas agudas no madeiramento do arado e de um aguilhão na mao do arador, infligia- se cruel sofrimento ao boi rebelde. Ate que aprendesse a obedecer ao invés de dar coices.

b) A aplicação. Deus queria Saulo num serviço nobre, mas este resistia. Provocava sofrimento a si próprio. Longe de obedecer ao Altíssimo, era rebelde. Contra que arguilhoes Saulo dava pontapés e uma pergunta, a resposta tem como martírio de Estevao.

continua...

Um comentário:

  1. Uma benção Gostei muito que Deus continue abençoado sua vida.

    ResponderExcluir