segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SÉRIE SEITAS: DESMASCARANDO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

DOUTRINAS E REFURTAÇÃO
6. 1 – Uma visão Panorâmica
As Testemunhas de Jeová são os membros do malabarismo exegético, usam a Bíblia para atrair os incautos, porém possuem a sua bíblia particular, de tradução adaptada aos seus conceitos, onde torcem a Palavra de Deus. É arranjada para as doutrinas que pregam.
Afirmam ser a única igreja certa, e que todas as outras estão erradas e são obras de satanás, não são evangélicos como muitos pensam, e o único grupo religioso que tem alguma semelhança com eles são os adventistas de onde saiu Russel o seu fundador.
Costumam andar de dois em dois, e preferem as casas dos evangélicos, onde se apresentam comumente como membros de uma sociedade de estudo da Bíblia, para iniciar o proselitismo. O seu programa de doutrinação começa com a introdução de livros nas mãos das pessoas, prossegue através da segunda visita, estudo de livros, assistência no salão do Reino e batismo.
Nos seus ensinos, misturam verdades com mentiras e levam o adepto a uma grande confusão.
Reúnem-se em salões aos quais chamam “Salão do Reino”, onde dão ênfase ao estudo da sua literatura. Enquanto nós, os evangélicos, temos a Bíblia como única regra de fé e pratica, e apreciamos outros livros quando estes estão em harmonia com a mesma, as Testemunhas de Jeová se lançam aos livros, usando a Bíblia apenas para ratificar as suas doutrinas.

6. 2 - A História das Testemunhas de Jeová
A seita das Testemunhas de Jeová foi fundada por Charles Taze Russell, em 1872. Ele nasceu em 15 de Fevereiro de 1852, e era filho de Joseph L. e Anna Eliza Russell. Ele tinha grande dificuldade de aceitar a doutrina da condenação eterna ao inferno e, em seus estudos, veio a anular não apenas a punição eterna, mas também a Trindade, a Divindade de Cristo e o Espírito Santo. Em 1870, com a idade de 18 anos, Russell organizou uma classe bíblica em Pittsburgh. Em 1879, ele procurou popularizar as suas idéias e doutrinas aberrantes. Ele co-publicou a revista "The Herald of the Morning" com seu fundador, N. H. Barbour e, em 1884, Russell tomou o controle da publicação dando-lhe o novo nome de “A Sentinela Anuncia o Reino de Jeová”, e fundou a Sociedade Bíblica Torre de Vigia. A primeira edição da revista Sentinela tinha somente 6.000 cópias por mês. Hoje, o complexo publicitário das Testemunhas, no Brooklyn, Nova York, imprime 100.000 livros e 800.000 cópias de duas revistas diariamente!
Russell alegava que a Bíblia só seria corretamente entendida de acordo com as suas interpretações. Era um perigoso arranjo, já que era ele quem controlava o que era escrito na revista Sentinela.
Depois da morte de Russel, em 31 Outubro de 1916, um advogado do Missouri chamado Joseph Franklin Rutherford recebeu o controle da Sociedade Torre de Vigia que era conhecida, então, como Associação Bíblica Dawn. Em 1931, ele mudou o nome da organização para "As Testemunhas de Jeová"
Hoje, a Sociedade é liderada por Mr. Henschel. O grupo tem mais de 4 milhões de membros em todo o mundo. As estatísticas da Sociedade Torres de Vigia indicam que quase 200.000 novos membros se juntam a cada ano.
As TJ tem diversos 'livros de estudos' semanais. Os membros não são obrigados a participar, mas existe um nível de expectativa que, suavemente, leva os convertidos a participarem. É durante estes 'livros de estudos' que a TJ é constantemente exposta aos ensinos anticristãos.
Uma TJ mediana, com a sua constante doutrinação pela Torre de Vigia, pode, facilmente 'surrar' um cristão mediano, quando estes vêm defender suas crenças.

6. 3 - Doutrinas e Refutações.
Russel que considerava Guilherme Miller, fundador do Adventismo um grande mestre, herdou dos sabatistas a mania de fixar datas dos eventos bíblicos, criou um sistema complexo de doutrinas, já corrigidas em alguns pontos pelos seus sucessores, porém continuando falsas:
Sobre a Trindade – dizem que a doutrina da Trindade é uma supertição herdada do paganismo egípcio e babilônico. Refutação. Gênesis 1.26, Elohim, é plural indicando mais de uma pessoa, vejamos ainda João 1.1 -3 e outros.
Divindade de Cristo – Negam que Jesus Cristo seja Deus, afirmam que é um ser criado, como são os anjos e o homem. Dizem que Deus criou a Jesus como filho e, então usou-o como seu sócio. Refutação. Veja Cl.2.9 / Hb.1.3.
O Espírito Santo – Dizem que o Espírito Santo é um poder ou influência de Deus para executar a Sua vontade. É a invisível força ativa do Todo Poderoso ou um fluído que emana de Jeová Deus. Refutação. Sabemos que o Espírito Santo é uma pessoa da Trindade, portanto, as referências bíblicas seguintes nos provam. O Espírito Santo agindo como pessoa: fala – At. 8.29; intercede – Rm 8.26-27; dá ordens – At. 16.6-7; 13.2; tem vontade – I Co 12.11; ama – Rm.15.30; convida – Ap.22.17; pode ser resistido – At.7.51.
Transfusão de Sangue – O livreto Sangue, medicina e Lei de Deus é uma apologia da posição que assumem contra a transfusão. Citam textos como Gn. 9.3 – 4 / Lv. 3.17 / Dt.12.23, afirmam que sendo o sangue a alma, não podemos passá-la a outra pessoa, pois desobedecemos ao mandamento de amar a Deus com toda a alma. Além disso, consideram que o recebimento de sangue por um paciente equivale a comer sangue.
Refutação. A palavra alma vem do hebraico Nephesh e do grego Psyché e tem cinco significados nas Escrituras.
1. Alma como Sangue – Dt. 12. 23 / Lv. 17.14
2. Alma como pessoa – Gn.46.22-27
3. Alma como vida – Lv. 22. 3
4. Alma como coração – Dt. 2.30
5. Alma como centro da vida moral do homem. Essa é responsável e será julgada. Não confundir com o espírito que é o centro da vida espiritual. Veja diferença (Hb.4.12 / I Ts. 5.23), Alma: I Pe 2.11 / Mt. 10.28 / At 20.10.
Morte – Para as testemunhas de Jeová, após a morte a alma deixa de existir. Refutação. A Bíblia assegura que a morte física não atinge a alma, que continuará existindo, separada ou não de Deus (Hb 9.27 / Ap 6.9-11 / Lc. 16.20-28).
Inferno – As testemunhas de Jeová dizem que o inferno é a sepultura, outras vezes dizem que é este mundo, não têm certeza de para onde vão, e negam o inferno com medo de sua realidade. Refutação. A história do Rico e Lázaro fala do Sheol, onde havia o paraíso (seio de Abraão) e o lugar de tormentos. Com a ressurreição, Jesus transferiu o paraíso para as regiões celestiais (Ef. 4.8 / II Co 12.2 - 4 / João 14.2), Já o inferno, a Bíblia a ele se refere, como um lugar de tormento destinado a todos que não aceitaram Jesus como Salvador (Lc.16.24 / Mt. 8.12; 13.42 / Ap. 20.13 -15).
Segunda Vinda de Cristo – As TJ afirmam que a segunda vinda de Cristo se deu em 1914, como não aconteceu o que se prevê após o referido evento, eles afirmam que “Jeová é vagaroso com respeito a sua promessa...”.Refutação. O modo como Jesus voltará está descrito em numerosas referências, tais como Mt 24.27 / II Ts 1.7-8 / I Ts 4.13-17 e outras.
Os 144.000 – A princípio, os TJ ensinavam que somente eles iriam para o céu. Tão logo completassem o número de l44.000 adeptos, estaria pronto o rebanho de Deus, acontece que a seita cresceu mais do que o seu fundador imaginava e superou em muito aquele número. Mas foi fácil conciliar as coisas, em 1935 Tutherford apresentou a Doutrina da Grande Multidão que se resume no seguinte: 144.000 são os servos escolhidos para reinar com Cristo no reino celeste, as demais testemunhas viverão aqui na terra sob o domínio de Cristo e da Igreja no céu. Os 144.000 também são chamados de “O pequeno rebanho”, é a única e verdadeira igreja, os que ficarem na terra não serão considerados igreja. Refutação. A Palavra de Deus não faz discriminação entre os salvos na eternidade, veja I Co 15.51-52 / Ap 3.21 / João 14.1-3; 17. 24.

POR: MÁRCIO DA SILVA
PROF. DA EBD

28 comentários:

  1. De acordo com as Testemunhas de Jeová eles nunca falaram que Jesus iria voltar me 1914 e sim que Jesus seria Rei do Paraíso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de base biblica para esta sua colocação, de que Jesus seria rei do paraiso; se pregam que Jesus éra um ser mortal, puramente humano. como então seria um ser mortal " rei no paraiso" esta dificil de entender?

      Excluir
  2. eles mesmo se engano com sua propria fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Deus esta enganado nos? Pq seguimos oq está escrito na bíblia.

      Excluir
    2. Então Deus esta enganado nos? Pq seguimos oq está escrito na bíblia.

      Excluir
  3. tudo bando de idiotas , q distorcem a palavra , me desculpe mas tudo ta escrito na biblia e eles se baseiam errado , obg

    ResponderExcluir
  4. Meus caros tomem cuidado com oq dizem blasfêmia e pecado ... lêem A bíblia antes de questionar alguma coisa procurem conhecer a cbb antes de falar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  5. EM MATEUS 7;13, JESUS DEIXA CLARO QUE EXISTEM DOIS CAMINHOS, O QUE CONDUZ O HOMEM A SALVAÇAO E O QUE CONDUZ A PERDIÇAO. SE EXISTE UM TERCEIRO CAMINHO CHAMADO PARAISO NA TERRA, FOI CHARLES TAZE RUSSEL QUE CRIOU. ALIAS, ELES (AS TESTEMUNAHS DE JEOVA),SE SACRIFICAM, INDO DE PORTA EM PORTA, PASSANDO HORAS SEM COMER, SO PRA "MORAR" NO MEDIOCRE PARAISO NA TERRA, FUNDADO PELA TORRE DE VIGIA. PORQUE 2 PEDRO 3;10,DIZ QUE ESTE CEU E A TERRA DEIXARAO DE EXISTIR.ORA SE O CEU QUE ONDE HA SOL, AS ESTRELAS, E A LUA, LUZEIROS QUE ALUMIAM O MUNDO, VAO DEIXAR DE EXISTIR,LOGO AS TESTEMUNHAS JEOVA VEVERAO NAS;NAS TREVAS, A MENOS QUE CHARLES TAZE RUSSEL, CRIE NOVO E NOVA TERRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara como você é extremamente mal informado e de caráter duvidoso, cuide de sua vida e dexei que cada um cuide da sua ou seja não serve para você não se incomode (Ro.14:12) casso não queira que as testemunhas de jeová batam a sua porta basta pedir a elas e isso nunca mais acontecera....você tem sua religião ou denominação fique nela e cuide da sua vida o que já é muito não...? para mim quem aponta o erro dos outros não cuidam dos seus asim como faziam os FARISEUS nos dias de Jesus Cristo......CUIDE DA SUA MEDÍOCRE VIDINHA E DEIXEI AS DOS OUTROS EM PAZ Mt.12:34-37

      Excluir
    2. huuum, pelo seu tom parece ter ficado nervosinho heim...
      não quer ser confrontado com a verdade, sai da mentira

      Excluir
  6. a sim mostre sua cara como estou fazendo.......

    ResponderExcluir
  7. Ro.14: 12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
    Mt.12:34-37 - 34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
    35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
    36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
    37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. : http://equiorganica.com/tv-equi-organ..
    nesse link você verá o quanto se fala da assembleia de Deus vai la acista se tiver coragem..

    ResponderExcluir
  10. Querem a todo custo tirar dos pobres o dinheiro, vergonha!

    ResponderExcluir
  11. Querem a todo custo tirar dos pobres o dinheiro, vergonha!

    ResponderExcluir
  12. Charles Tazzel Russel foi o fundador dessa seita, um homem usado pelo diabo para distorcer a santa Palavra do SENHOR, ele pegou uma Bíblia e começou a retirar dela o que ele não estava de acordo e distorcer a Palavra para embasar os seus pensamentos porque ele não concordava com a Bíblia foi ai que ele criou a sua própria biblia, que eles usam para pregar as sua doutrinas anti-bíblicas (diabólicas) para querer enganar os seus adeptos, os lideres dessa seita não permite de forma alguma que seus estudantes leiam outra fonte à respeito da santa Palavra do SENHOR por medo de eles não aceitar as suas doutrinas, pois os estudantes devem ter o direito de ler outros artigos para sentirem por si mesmos se estão aprendendo certo ou errado, eles deveriam procurar saber quem é a pessoa que fundou essa seita saber sobre sua vida, como ele chegou as suas conclusões pois eles ficaram surpresos em saber como era uma pessoa de maus procedimentos se envolveu com adultérios, foi levado a justiça muitas vezes por sua propria esposa, foi também uma vez ao julgamento por falar que conhecia o grego quando na verdade foi provado que nada sabia e muitas outras coisas que aconteceram, pois muitos pregam suas doutrinas sem pelomenos saber quem foi esse homem.

    ResponderExcluir
  13. Testemunhas de Jeová mudam de ensino assim como mudam de roupa.

    ResponderExcluir
  14. O povo de Deus perece por não conhecer a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Jesus é o próprio Deus , 1 joão cap.5:20 tres coisas testificam no ceu o pai a palavra é o É santo

    ResponderExcluir
  16. Grato pelo estudo Pr. E deixo aqui meu comentário 1Jo.2.18-29. Leiam e meditem nesse texto, uma Doutrina deixada para nós Cristãos pelo Ap. João.
    A todos a Paz

    ResponderExcluir
  17. Jesus é o caminho a verdade e a vida , ninguém vem ao Pai se não por ele. Se não nascer de novo não poderá entrar no reino dos céus. É PRECISO SER COMO CRIANÇA PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS, ACEITE A JESUS, CONFIA NELE E TUDO ELE FARÁ.

    ResponderExcluir
  18. As testemunhas de Jeová, não tem convicção daquilo que eles pregam, toda vez que são confrontados pela verdade saem de fininho

    ResponderExcluir