segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DANIEL, UM JOVEM DIFERENTE

DANIEL, UM JOVEM DIFERENTE.

Quem foi Daniel.
 Não queremos aqui fazer um comentário acerca do livro que leva o seu nome e sim do seu autor. Mas quero resaltar que ler o livro do Profeta Daniel é ver através da escrita a soberania de Deus na historia e também o cuidado dele por aqueles que se agrada de temer o seu nome. É ver que Deus se importa com o destino das nações e com o seu também.
O que sabemos acerca de Daniel é somente aquilo que esta descrita na palavra de Deus. A bíblia não nos apresenta sua genealogia, não sabemos o nome de seus pais, mas sabemos unicamente que pertencia a linhagem nobre Judaica real (Dn.1.3). Daniel foi contemporâneo dos profetas Jeremias e Ezequiel.
Não era fácil ser diferente nos dias de Daniel, a nação inteira estava vivendo em flagrantes desobediências a Deus. Os tempos de fervor espiritual haviam se acabado com a reforma  religiosa operada pelo Rei Josias. Daniel nasceu e viveu num contexto de apostasia, mundanismo, infidelidade, desobediência, ameaças e guerras.
Agora como Daniel se manteve fiel em meio a tudo isso. A vida de Daniel é um farol a ensinar-nos o caminho certo no meio da escuridão do relativismo. Observemos alguns aspectos de sua vida que nos serve de exemplos.
Em primeiro lugar, no meio de uma geração que se corrompia, Daniel possuía valores absolutos. Daniel era jovem, mas era temente a Deus. Daniel era jovem, mas tinha coragem de ser diferente.
Em segundo lugar, no meio de tragédias terríveis, Daniel não deixou seu coração azedar. Ele teve muitas perdas. Perdeu sua nacionalidade e sua bandeira. Foi arrancado de sua pátria e de seu lar. Perdeu sua família, foi arrancado dos braços dos seus pais. Daniel também perdeu sua liberdade e sua religião. Mas louvamos a Deus que Daniel nunca perdeu nem a sua fé nem o seu temor a Deus. As pessoas que foram levadas cativas entregaram-se à depressão, nostalgia, choro, desânimo, amargura e ódio (Sl. 137). Daniel escolheu, porém ser uma luz, uma testemunha, um jovem fiel a Deus em terra estranha.

Diante de tudo isso que temos visto acerca de Daniel, podemos primeiro, compreender que Daniel, apesar de pertencer à nobreza Judaica, ele sempre temeu a Deus, ele não começou a temer a Deus na Babilônia, ele veio de Judar temendo. Em segundo lugar, entender que este temor foi à razão de ele ser ricamente abençoado na corte Babilônica. E em terceiro empenhar-se para também se torna merecedores da benção de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário